Apresentação/convite

“... ainda tem tantas luas mortas, ou pálidas, ou escuras, no firmamento da razão” [1]

Marcel Mauss pronunciou essa frase no dia 10 de janeiro de 1924, durante sua comunicação frente à Société de Psychologie : “Relações reais e práticas entre a psicologia e a sociologia”. A rubrica “Psicanálise” procura avivar esta ambição de Mauss de abrir a investigação do social para a dimensão psíquica do ser humano.

Ao usar no seu título o termo de “psicologia” ele certamente reduziu o interesse que os textos de Freud puderam despertar nele. Filho de sua época, e não somente sobrinho do seu tio, Mauss não conseguiu enxergar na psicanálise outra coisa do que mais uma corrente da psicologia. Todo o desentendimento, o impossível encontro entre a psicanálise e a antropologia maussiana das nove décadas seguintes encontra-se ali ! Pois a psicanálise, sugerimos aqui, não tem estritamente nada a ver com a psicologia. Tal afirmação torna-se possível a partir da intervenção de Jacques Lacan e de se sua releitura de Freud. Desde Lacan, a ideia mesma de uma dimensão dita psicológica, ao lado de outras, ditas social, biológica, não faz mais sentido. Trata-se muito mais de oferecer um lugar central à subjetividade humana, onde o inconsciente (cuja condição é a linguagem) mostra-se de imediato social. Essa qualidade fundadora da linguagem para o sujeito da psicanálise, Lacan a chamou de “parlêtre”.

Eis um campo onde o diálogo entre maussianos e psicanalistas se torna possível...

Prosseguir desta forma rumo a uma antropologia maussiana não requereria interessar-se às “relações reais e práticas entre a [psicanálise] e a sociologia” ? É nesta via que queremos caminhar por meio do presente espaço. Usando diversas formas de transferências de saber, publicamos artigos, entrevistas e conferências, em diversas línguas e no ritmo dos nosso encontros, reencontros... E, além de tudo, convidamos a propor contribuições a esse trabalho coletivo.

Carina Basualdo

Paris, novembre 2013

Collaborateur de la rubrique : Cristobal Farriol (Paris), Romain Bragard (Fortaleza - Brésil) & Federico Aboslaiman (Buenos Aires - Argentine)

// Article publié le 15 janvier 2014 Pour citer cet article : , « Apresentação/convite », Revue du MAUSS permanente, 15 janvier 2014 [en ligne].
https://journaldumauss.net/./?Apresentacao-convite
Notes

[1MAUSS, Marcel, Sociologia e antropologia, São Paulo : Cosac Naify, 2003. p 343.

Suivre la vie du site RSS 2.0 | Plan du site | Espace privé | SPIP | squelette